Aceita um cafezinho?

Degustamos a linha gourmet de cafés Santa Monica

Andrea Vicente Nonato - Publicado em 09/04/2018, às 17h10

 

Quadro negro da cafeteria Blenz Café CGD Corporate Towers: um charme.

Quem não gosta de um cafezinho fresquinho logo pela manhã, não é mesmo? É paixão nacional! Tem o coado simples, o expresso, o com leite, o famoso pingado... Para saber mais sobre a bebida mais produzida e consumida no mundo, conversamos com a barista Eliane Correia, do Blenz Café CGD Corporate Towers, na Barra Funda. 

 

"O barista simples, o profissional que geralmente encontramos nas cafeterias, é responsável pela moagem e compactação do pó no filtro. Ele deve ter destreza para que o processo dure de 20 a 25 segundos. Se esse tempo for ultrapassado, o sabor fica comprometido em razão da oxidação. O bom barista deve ter percepção da máquina e do produto."

Ela fala ainda da importância da temperatura da água e da xícara, que devem ser adequadas. Esse profissional deve conhecer todos os tipos de café e suas receitas com padronagens internacionais, além dos sabores, é claro.

Os dois tipos de grãos usados na produção de cafés são Arábica e Robusta. O Arábica, de maior qualidade, possui 50% menos cafeína, mas é o tipo ideal na produção de bebidas gourmet. A altitude no local do cultivo faz a diferença: quanto mais alto, melhor. É plantado a 1.200 metros de altitude.

O Robusta apresenta mais cafeína, sendo o preferido de quem gosta de um café de sabor mais forte e gosto mais amargo. A planta se desenvolve bem em regiões quentes e úmidas, com altitudes de até 600 metros.

Na esteira dessa linha de cafés nobres, experimentamos os seguintes blends em cápsulas (que são compatíveis com a máquina Nespresso): Intenso, Descafeinado e Gourmet, sendo um desses orgânico. São produzidos na fazenda Santa Monica, sul de Minas Gerais, com altitude de 1000 metros acima do nível do mar.

 

Utilizamos uma máquina Nespresso para saborear os blends Santa Monica

ANALISANDO AS CARACTERÍSTICAS DO PRETINHO:

Corpo:

É a sensação na boca. Pode ser leve, médio ou encorpado. Quanto mais "pesado", maior o corpo, quanto mais "delicado", menor o corpo. As torras mais escuras produzem um café mais encorpado.

Acidez: 

É a sensação na parte lateral da língua. O que influencia é o ponto da torra, quanto mais escura, menor será a acidez. Se for mais clara, mais acentuada será sua acidez. Grãos colhidos verdes ou com defeito trazem um sabor mais "azedo", o que não é desejável em um café gourmet.

Doçura:

É na ponta da língua que se sente. Cafés gourmets trazem um café com doçura mais acentuada, permitindo que sejam consumidos sem adição de açúcar.

Amargor:

A sensação é no meio da língua e na garganta, produzida pela cafeína. Torras mais escuras produzem um café de forte amargor. Cafés gourmets são equilibrados nesse quesito.

 

 

Linha Gourmet Santa Monica

A Santa Monica utiliza grãos tipo Arábica na composição dos cafés e percebemos, de cara, a qualidade da bebida. São todos de sabores muito suaves, notadamente com pouco amargor. Não se percebe o gosto residual do café após experimentá-lo.

Os de sabor mais acentuado (amargor) são do tipo Intenso e Descafeinado. E os com maior dulçor, os do tipo Gourmet (orgânico, inclusive). Todos eles apresentaram pouca acidez, notando-se o frescor da bebida.

Vale o show? Sim. Todo o show: investir na máquina e nas cápsulas de qualidade. Até porque, o custo das máquinas tipo "Nespresso" já estão bem mais acessíveis e há diversas máquinas equivalentes com preços bem razoáveis. Além disso, o custo das cápsulas é baixo (na faixa de R$ 1,00 a unidade).

Nada mais gostoso que se reunir com amigos e apreciar um bom café!

Agora que você conhece as caracteristicas, bom cafezinho!


Leia também

Vale a lambida na tampinha?

Iogurte Grego Festivo

Cozinha Perfumada

Top 15: Ervas e temperos para você encher seus pratos de sabor!

Kibes Exóticos do Habib´s

Happy Pi (Pie) Day

Leite Fermentado Frutap Family

Novidade

Vegetarianos têm nova opção em São Paulo

Visitamos

St. Patrick's Day

Novidade

McDonalds lança novo molho para batatas fritas

Shawarma, um churrasquinho das Arábias!

Mermeleia