Shawarma, um churrasquinho das Arábias!

Essa delícia tem origem árabe e é um fast food muito conhecido entre os brasileiros!

Andrea Vicente Nonato - Publicado em 26/02/2018, às 21h30

Imagine um sanduíche de pão fininho, com carne assada temperada com especiarias, salada, coalhada ou um molho a base de tahine e alho. Essa delícia tem origem árabe e é um fast food da melhor qualidade. Prato apreciado por reis, na versão grelhada, serviu de alimento para os soldados em campanha durante o Império turco-otomano. Como a Grécia esteve sob seu domínio entre os séculos XV e XIX, não podemos precisar quem o inventou. Gyrus na Grécia, Döner Kebab para os turcos, esse prato é prático e foi popularizado aqui no Brasil com a chegada dos imigrantes libaneses.

 

Você certamente deve conhecer a sua versão “abrasileirada”, o famoso churrasco grego, aquele imenso espeto giratório, com vários tipos de carne, servido no pão francês. Sei que muitos não têm coragem de encarar esses carrinhos em razão da falta de higiene e por não termos a mínima idéia de quanto tempo aquela carne ficou girando ali no espeto, mas meu sobrenome é Coragem e encarei esse desafio! O preço era módico, o “blend” de carnes enorme, mas sobrevivi para contar à vocês, haha!

 

Mas voltando à vaca fria, essa versão mais próxima da oriental é encontrada em muitos lugares aqui em SP. Na região da 25 de Março, mais precisamente na Av. Rio Branco, 443,  o restaurante Rosa do Líbano entrega um shawarma honesto, com um molho de alho sensacional. O lugar é simples, vive cheio e o atendimento é rápido e atencioso.

 

[Colocar Alt]

Shawarma de Kafta que experimentamos na Esfiha Juventus, Moóca.

Recentemente visitamos a Esfiha Juventus, tradicionalíssimo restaurante de comida árabe na Rua Visconde Laguna, 152, Moóca, e tivemos a agradável surpresa de ver em seu menu esse sanduíche. Acabaram de incorporar ao cardápio. Lá eles têm as opções com kafta, carneiro ou frango e são muito bem servidas. Optei pela versão com kafta e, como tudo o que servem por lá, estava perfeito: pão e kafta quentinhos, a crocância da salada, coalhada maravilhosa com muito limão. De sobremesa aquela esfiha marota de chocolate, porque sim!

 

E é claro que dá reproduzir em casa. Fizemos o teste com pão pita, coalhada da boa, kafta cortadinha e... tabule. Um prato rápido e saudável para quem não pode perder tempo para matar a fome e não gosta de muitas complicações na cozinha. Recomendamos!



Comentários