Tá russo!

Top 10 comidas russas: as invenções culinárias mais exóticas do país sede da Copa

Andrea Vicente Nonato - Publicado em 14/06/2018, às 15h01

Com todos os olhos do mundo voltados para o país que sedia o mais importante evento esportivo da Terra, a Copa do Mundo, nada mais natural que nós aqui da redação estivéssemos curiosos sobre a extravagante culinária russa.

Em nossa pesquisa, encontramos verdadeiras combinações dignas desse povo maravilhoso que vive à base de vodka:

 

 Parece cuscuz, mas não é!

Kholodets

Basicamente, é uma gelatina de carne. Pode-se usar carne de vaca, porco ou aves, além de legumes. Esse prato é servido frio e harmoniza muito bem com a boa e velha vodka.

 

 

 

 

 Veganos estão infartando agora!

Salo

O salo é o toucinho de porco cru curado em salmoura, muito apreciado em degustações de vodka (olha ela aí de novo!). É pura gordura de porco crua. Dá certo numa farofa? Dá.

 

 

 

 

 Feijoada russa!

Okroshka

Imagine a seguinte combinação: mortadela, pepino e endro. Agora adicione kefir (uma espécie de iogurte, produto de leite fermentado ácido) e... beba gelado. No mínimo, intrigante.

 

 

 

 

 

 Finalmente um prato "normal"!

Solyanka

É uma tradicional sopa russa a base de carne e picles (pepinos cozidos em salmoura). Ela é bem picante e pode ser servido com uma espécie de creme azedo, chamado de Smetana na Rússia.

 

 

 

 

 

 Sem molho? Eca!

Pelmeni

Primo do ravióli, o pelmeni é uma massa leve feita de farinha, ovos, leite ou água. Pode ser recheado com carne bovina ou de porco e é servido sem molho. A alternativa é o creme azedo, Smetana. Também pode ser servido frito.

 

 

 

Esse eu comeria!

Borscht

Um dos pratos russos mais famosos, o Borscht é uma sopa a base de beterraba. Os outros ingredientes são carne e batata, sendo servido com uma colher de Smetana. Perfeito para os dias frios.

 

 

 

 

 

Eu comeria este também!

Pão de Mel de Tula

Considerado o mais antigo doce feito na Rússia, o pão de mel era originalmente feito com farinha de centeio, mel e suco de frutas silvestres. Com o tempo, foram adicionadas as especiarias indianas e do Oriente Médio. Produzido em escala industrial na cidade de Tula, é feito em formato de barras e pode ser recheado com geléia ou leite condensado.

 

 

 Parece delicioso!

Bolo de Leite de Pássaro

Criado em 1978 pelo chef Vladímir Guralnik em uma confeitaria em Praga, esse bolo com nome mágico é composto de camadas de marshmallow francês (chamado Pastilá na Rússia), bolo e cobertura de glacê de chocolate.

 

 

 

 

 

 As nossas padarias poderiam imitar, né?

Vatruchka

Um pãozinho recheado, podendo ser doce ou salgado. Muito popular, é encontrado em qualquer padaria russa. As doces podem ser recheadas com maçã ou geléia e as salgadas com carne, couve ou ricota (chamada tvorog) com cebola frita. 

 

 

 

 Maionese com açúcar? 

Biscoito de Maionese

A maionese é usada na cozinha russa de saladas à sobremesas. Esse biscoito, ao contrário do que se imagina, não é rico em gordura e sua textura fica leve e aerada. Os ingredientes são muito simples: leva ovos, farinha, manteiga, fermento e açúcar, além da maionese, claro. O seu formato peculiar é resultado do uso de um moedor de carne na produção.


Leia também

Urgente

Anthony Bourdain encontrado morto

Milkshake Colorê

Burguer King lança seu Milkshake Unicórnio na Parada Gay de São Paulo

Anarriê, alavantú, balancê: Viva o mês de junho e as festas juninas!

Saúde e sabor no potinho: Activia Sensações é delicioso!

Arretado de bom!

Festival Gastronômico di Cumê: o melhor da cultura e da comida nordestina em Guarulhos

Garoto anuncia cinco novos produtos na categoria Biscoitos

Aussie Bread

Experimentamos a mistura para pão australiano Fleischmann e gostamos demais!

Testamos a massa versátil da Fleischmann que faz brownie e petit gateau

Top 10 Chás: conheça mais sobre essa bebida acolhedora e poderosa

É de matar!

Burguer La Mafia: uma hamburgueria artesanal honesta