Cervejas Puro Malte

O que são as chamadas cervejas puro malte?

Da redação - Publicado em 30/05/2016, às 08h04

As cervejas classificadas como puro malte têm se tornado cada vez mais comuns no mercado brasileiro, principalmente entre aqueles de paladar mais exigente. A cerveja puro malte é aquela que tem 100% de malte de cevada na composição, e por isso deve ser identificada de acordo com a Lei Nº 8918, que cataloga a cerveja de acordo com a proporção de malte de cevada.

As cervejas comuns (a grande maioria) são aquelas que possuem mais de 50% de malte de cevada na produção, além de outros compostos que são misturados, como o trigo, o milho, a aveia e até o arroz. Nos Estados Unidos, existem várias marcas que introduzem o arroz visando a redução de custos, o que também acaba refletindo na qualidade de bebida.

As diferenças e variações

Tecnicamente, as cervejas mais puras são aquelas de maior qualidade e sabor. Ao diminuir a quantidade de malte de cevada e adicionar outros ingredientes, as cervejas ficam mais leves, claras, baratas e sem amargor, como é o padrão da chamada standard lager. Por isso, quem não está acostumado com o gosto da cerveja puro malte pode estranhá-la no começo.

Contudo, nem sempre quando outros ingredientes são adicionados no processo de produção o intuito é baratear. Por exemplo, cervejas artesanais utilizam ingredientes específicos como o mel, o açúcar, frutas e aveia para dar um sabor diferente à bebida – é o estilo da cerveja (frequentemente classificadas como gourmet). Embora não sejam puro malte, essas bebidas têm outros atrativos, muitas vezes únicos, que as diferenciam do restante.

Fique atento ao tipo de cerveja que você consome, pois as puro malte são mais fiéis ao sabor original da cerveja. Hoje, muitas das cervejas que encontramos em larga escala no mercado possuem vários ingredientes adicionais, o que as tornam mais fracas e baratas. É só experimentar uma cerveja puro malte que você vai realmente perceber a diferença que esses ingredientes fazem.


Leia também

Imagem de fundo por Hervé de Brabandère/freeimages.com.


Comentários