Tá russo!

Top 10 comidas russas: as invenções culinárias mais exóticas do país sede da Copa

Andrea Vicente Nonato - Publicado em 14/06/2018, às 15h01

Com todos os olhos do mundo voltados para o país que sedia o mais importante evento esportivo da Terra, a Copa do Mundo, nada mais natural que nós aqui da redação estivéssemos curiosos sobre a extravagante culinária russa.

Em nossa pesquisa, encontramos verdadeiras combinações dignas desse povo maravilhoso que vive à base de vodka:

 

[Colocar Alt]

 Parece cuscuz, mas não é!

Kholodets

Basicamente, é uma gelatina de carne. Pode-se usar carne de vaca, porco ou aves, além de legumes. Esse prato é servido frio e harmoniza muito bem com a boa e velha vodka.

 

 

 

 

[Colocar Alt]

 Veganos estão infartando agora!

Salo

O salo é o toucinho de porco cru curado em salmoura, muito apreciado em degustações de vodka (olha ela aí de novo!). É pura gordura de porco crua. Dá certo numa farofa? Dá.

 

 

 

 

[Colocar Alt]

 Feijoada russa!

Okroshka

Imagine a seguinte combinação: mortadela, pepino e endro. Agora adicione kefir (uma espécie de iogurte, produto de leite fermentado ácido) e... beba gelado. No mínimo, intrigante.

 

 

 

 

 

[Colocar Alt]

 Finalmente um prato "normal"!

Solyanka

É uma tradicional sopa russa a base de carne e picles (pepinos cozidos em salmoura). Ela é bem picante e pode ser servido com uma espécie de creme azedo, chamado de Smetana na Rússia.

 

 

 

 

 

[Colocar Alt]

 Sem molho? Eca!

Pelmeni

Primo do ravióli, o pelmeni é uma massa leve feita de farinha, ovos, leite ou água. Pode ser recheado com carne bovina ou de porco e é servido sem molho. A alternativa é o creme azedo, Smetana. Também pode ser servido frito.

 

 

 

[Colocar Alt]

Esse eu comeria!

Borscht

Um dos pratos russos mais famosos, o Borscht é uma sopa a base de beterraba. Os outros ingredientes são carne e batata, sendo servido com uma colher de Smetana. Perfeito para os dias frios.

 

 

 

 

 

[Colocar Alt]

Eu comeria este também!

Pão de Mel de Tula

Considerado o mais antigo doce feito na Rússia, o pão de mel era originalmente feito com farinha de centeio, mel e suco de frutas silvestres. Com o tempo, foram adicionadas as especiarias indianas e do Oriente Médio. Produzido em escala industrial na cidade de Tula, é feito em formato de barras e pode ser recheado com geléia ou leite condensado.

 

 

[Colocar Alt]

 Parece delicioso!

Bolo de Leite de Pássaro

Criado em 1978 pelo chef Vladímir Guralnik em uma confeitaria em Praga, esse bolo com nome mágico é composto de camadas de marshmallow francês (chamado Pastilá na Rússia), bolo e cobertura de glacê de chocolate.

 

 

 

 

 

[Colocar Alt]

 As nossas padarias poderiam imitar, né?

Vatruchka

Um pãozinho recheado, podendo ser doce ou salgado. Muito popular, é encontrado em qualquer padaria russa. As doces podem ser recheadas com maçã ou geléia e as salgadas com carne, couve ou ricota (chamada tvorog) com cebola frita. 

 

 

 

[Colocar Alt]

 Maionese com açúcar? 

Biscoito de Maionese

A maionese é usada na cozinha russa de saladas à sobremesas. Esse biscoito, ao contrário do que se imagina, não é rico em gordura e sua textura fica leve e aerada. Os ingredientes são muito simples: leva ovos, farinha, manteiga, fermento e açúcar, além da maionese, claro. O seu formato peculiar é resultado do uso de um moedor de carne na produção.


Leia também


Comentários