Bienal 2018

Cozinhando com os Monges do Mosteiro de São Bento

Andrea Vicente Nonato - Publicado em 18/08/2018, às 22h52

Ainda dentro da programação da 25º Bienal do Livro de São Paulo no projeto "Cozinhando com Palavras", participamos da palestra e da aula-show com os autores do livro "Cozinhe com os Monges", Dom João Baptista Barbosa e a oblata beneditina Sandra Marina Witkowski.

[Colocar Alt]

O livro, lançado pela editora Planeta

O livro reúne receitas que são reproduzidas no mosteiro, desde pratos quentes, doces e sobremesas, até as disputadas iguarias que são vendidas na Padaria do Mosteiro, no Largo São Bento e também na filial, localizada no Jardim Paulista. Há também sugestões de cardápios e orações para serem feitas em todas as refeições.

Mas não só de receitas vive o livro: ele também narra a história da cozinha monástica desde a Idade Média, os preceitos beneditinos, a Regra de São Bento e a importância da hist´ória da comida no Brasil e em São Paulo.

Dom João, que tem como função no mosteiro os trabalhos de bibliotecário e arquivista, nos contou sobre seus hábitos no dia a dia, a importância do trabalho (a máxima de São Bento é "ora et labora", ora e trabalha), do cuidado com o outro no momento da preparação das refeições, do silêncio e respeito profundos à mesa.

[Colocar Alt]

Dom João Baptista e Sandra Marina Witkowski

O ambiente foi preparado para que fizéssemos uma viagem no tempo, mais precisamente ao século XII. Dom João e Sandra trouxeram uma receita de Santa Hildegarda de Bingen, uma mulher à frente de seu tempo e com um curriculum invejável: compositora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga, escritora e, claro, cozinheira de mão cheia!

As "bolachinhas para os nervos", uma receita muito simples mas cheia de sabor, vem com a recomendação de Santa Hildegarda que se coma de 4 a 8 unidades por dia, tanto adultos como crianças, prometendo "diminuir os maus humores, dando ao seu sangue um bom sumo e tornando-o forte". 

[Colocar Alt]

Ingredientes na bancada, mãos à obra!

Acompanhados de um aromático chá de erva cidreira, provamos (em silêncio e com muita reverência) as abençoadas bolachinhas. Ao fundo, a música ambiente com as composições de Santa Hidelgarda, mulher verdadeiramente empoderada, como bem disse Dom João. É de comer de joelhos!

 

 

 

 

Bolachinhas para os nervos

1 kg de farinha de trigo
100 g de cravo de índia moído
45 g de canela em pó
45 g de noz moscada em pó
375 g de manteiga
300 g de açúcar mascavo (de preferência)
4 ovos
1/2 colher de chá de sal, fermento

Misture todos os ingredientes delicadamente, faça bolinhas e asse em forno médio, pré aquecido, por 15 a 20 minutos.

 


Leia também


Comentários