Gordura trans

A vilã presente nos alimentos de hoje

Da redação - Publicado em 19/05/2016, às 08h53

Muito se fala nas gorduras trans e sobre os riscos que elas trazem à saúde. Contudo, primeiramente precisamos entender o que são elas e por que existem. As gorduras trans são formadas quando o hidrogênio é adicionado ao óleo vegetal através da hidrogenação, um processo presente em alimentos industrializados e naturais (neste caso, em menor quantidade). Esse processo ocorre para melhorar a consistência dos alimentos e aumentar a vida útil deles, já que podem ser armazenados por mais tempo.

Margarinas, cremes vegetais, biscoitos, frios, lanches, salgados e produtos de panificação utilizam as gorduras hidrogenadas. É preciso deixar claro que gorduras trans e gorduras hidrogenadas não são a mesma coisa. O nome gordura trans vem da ligação química que a gordura possui (e pode estar presente em produtos industrializados ou in natura). Já a gordura hidrogenada é o tipo específico de gordura trans produzido somente na indústria.

Elas são realmente tão prejudiciais?

As gorduras trans fazem sim mal à saúde, porém se consumidas em excesso. Por isso, é preciso maneirar nas dosagens. O consumo excessivo de gorduras trans pode ocasionar o aumento do colesterol total e do colesterol ruim – além de reduzir o colesterol bom. Para piorar, as gorduras trans estão diretamente associadas ao desenvolvimento da obesidade.

Lembre-se: sempre que um alimento for muito industrializado, ele provavelmente terá boas doses de gordura trans. Salgadinhos de pacote, biscoitos, batatas-fritas, alimentos pré-preparados, entre muitos outros têm gorduras trans. Para controlar melhor a ingestão desses alimentos, procure adquirir o hábito de sempre ler os rótulos dos produtos. Desse modo, dê preferencia àqueles com menor teor de gordura.

O indicado é não consumir mais de 2 gramas de gordura trans por dia. Para termos noção, isso só equivale a quatro biscoitos recheados. Como a gordura trans não é devidamente sintetizada pelo organismo, ela não deveria ser consumida jamais. Contudo, na sociedade atual, sabemos que isso é m desafio imenso, por isso tente maneirar ao ingerir produtos industrializados.


Leia também

Imagem de fundo por J Boontje/freeimages.com.


Comentários