Visitamos

St. Patrick's Day

Comida que aquece a alma!

Andrea Vicente Nonato - Publicado em 05/03/2018, às 19h21

Neste último final de semana, vestimos nossa roupa verde e iniciamos os trabalhos em comemoração ao St. Patrick´s Day, tradicional festa anual que celebra a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, que normalmente é comemorado no dia 17 de Março. Nosso encontro com a culinária irlandesa se deu no evento Viva! Irlanda, promovido pelo Consulado da Irlanda, no Museu da Imigração em São Paulo. Posso afirmar que foi amor à primeira vista! 

Estavam lá representando a gastronomia irlandesa tradicionais pubs: All Black, Camden House, Deep Bar 611, Finnegan´s Pub e O´Malleys

Escolhi dois deles para experimentar os pratos mais simples e rústicos, o famoso guisado chamado Irish Stew, além das deliciosas Fish'n Chips. 

 

[Colocar Alt]

À esquerda, o Irish Stew. À direita o Bangers & Mash. Visual nota 6/10. Sabor 10/10!

O pub O'Malleys serviu o guisado de cordeiro com batatas, cenoura e cebola e MUITO molho a base de cerveja escura Stout, além da fatia de pão, conferindo um amargor bem característico, que particularmente, não gostei. Comemos também Bangers & Mash, uma linguiça artesanal com sabor muito suave, servida com purê de batatas e molho de cebola. Este último prato estava simplesmente divino, acompanhado de uma Green Beer Heineken estupidamente gelada. O evento estava lotado e, não fossem as grandes filas, teria comido mais um! 

 

 

[Colocar Alt]

Peixe com fritas ao tradicional estilo das ruas inglesas.

Seguimos para o Deep Bar 611 e suas Fish'n Chips crocantes. Esse prato, que você encontra em qualquer esquina inglesa, consiste em pequenos pedaços de batata frita de forma rústica, com casca e peixe empanado em uma massinha (polme) feita de farinha, ovos, cerveja e temperos. O pessoal da Deep fez a gentileza de servir num cone de papel manteiga envolto em jornal (e não somente na folha de jornal como fazem os ingleses).  A gente agradece!

Provamos também um Irish Pasties, um pastelzinho assado recheado de carne e legumes delicioso. 

Participamos da Oficina de Culinária com a chef Elisa Hill, do Camden House. Ela viveu por 11 anos na Inglaterra e nos contou todos os segredos para se fazer a Irish Stew perfeita: carne de carneiro ou cordeiro, um bom caldo de carne, um mirepoix (legumes aromáticos cortados em pedaços bem pequenos como cenoura, batata, aipo, cebola), a cerveja escura Stout, além de louro e tomilho, enfatizando que devem ser frescos! No final pudemos experimentar. Posso dizer que o sabor do guisado estava infinitamente melhor que o da concorrência, com um amargor na medida. 

A culinária irlandesa é simples e a batata é a rainha da cozinha. São pratos que você pode reproduzir com facilidade em casa e servir com um pão caseiro: Colcannon (batatas, alho e repolho), Champ (batatas amassadas e temperadas com cheiro verde), Boxty (panquecas de batatas) e Dublin Coddle: lingüiça suína servida com ensopado e batatas). Acompanhados de um bela Green Beer, com as bênçãos de Lá le Pádraig, só falta o brinde: Sláinte!


Leia também


Comentários