Menu histórico

Arrematado em leilão, menu do Titanic é vendido por R$ 480 mil

Andrea Vicente Nonato - Publicado em 24/04/2018, às 18h36

A tragédia aconteceu em 15 de abril de 1912: o navio Titanic, ao colidir com um iceberg gigantesco, veio a pique. Essa hipótese, considerada impossível por seus construtores, foi retratada em filmes de grande sucesso. Ele foi o único transatlântico a afundar por causa de um iceberg.

Objetos foram leiloados no sábado, dia 21 de abril e, entre eles, estava o famoso menu. Arrematado por um colecionador britânico, o objeto era considerado o mais raro já existente. Pertencia a Charles Lightoller, um funcionário do alto escalão do navio. Ele deu de presente à esposa, pouco antes da viagem inaugural, em 10 de abril.

Consommé mirrete (uma sopa a base de caldo de carne), creme de galinha, maionese de salmão, cordeiro, frango à Maryland, anchovas norueguesas e filés de peixe estavam entre os pratos do menu. Dividido entre três grandes cozinhas, com 80 funcionários, o navio carregava suprimentos imensos de itens culinários. Nelas eram preparadas 6.000 refeições por dia!

No livro "Last Dinner on the Titanic", escrito por Rick Archbold e Dana McCaulley, estão descritas a maior parte das receitas dos pratos servidos (com adaptações dos ingredientes aos dias atuais), além da descrição dos vinhos e espumantes.

E você? Achou melancólico ou emocionante esse arremate?

 

 



Comentários