Vitaminas

Vitamina B15

Você já ouviu falar da vitamina B15?

Da redação - Publicado em 30/05/2016, às 08h01

A vitamina B15 também é conhecida como ácido pangâmico, um nutriente hidrossolúvel que desempenha um papel significativo nos processos orgânicos tidos como essenciais. A função da vitamina B15 é estimular o sistema imunológico e prolongar a vida celular, também reduzindo o nível de colesterol na corrente sanguínea e ajudando a combater a fadiga.

Apesar de não existir um consenso geral sobre a vitamina B15 (e por isso muitos estranham ao ouvir falar dela), ela é um éster fundamental derivado do ácido glucónico, e pode ser principalmente encontrada em sementes de leguminosas. Contudo, ela não é enquadrada nas oito principais vitaminas do complexo B, já que combinações com outras vitaminas podem substituí-la. Por suas propriedades antioxidantes, funciona de modo bastante semelhante ao da vitamina E.

Onde ela está?

Entre os alimentos em que encontramos a vitamina B15, podemos listar o damasco, o farelo de arroz, o arroz integral, os grãos integrais e as sementes de abóbora e gergelim. A falta da vitamina pode ocasionar redução de oxigenação dos tecidos do corpo, eventualmente fazendo com que eles enfraqueçam precocemente. A ingestão da vitamina também pode reduzir o desejo por álcool.

Desde que foi identificada por médicos russos, foram feitas muitas pesquisas sobre a vitamina B15 e seus reais benefícios. É aceito que a vitamina não tem qualquer grau de toxidade, porém vários especialistas, médicos e nutricionistas, já disseram que ela não é essencial ao organismo, por mais que seja encontrada amplamente em plantas e sementes. Uma dieta normal deve fornecer a quantidade necessária de vitamina B15, por isso consulte um médico antes de decidir se deverá ingerir o suplemento.


Leia também

Imagem de fundo por pixabay.com.


Comentários